Quais são os tipos de ortodontia?

Quais são os tipos de ortodontia?

Quando necessário, um tratamento ortodôntico bem executado melhora a saúde e é capaz de suprir as necessidades do paciente, proporcionando o conforto e a confiança que cada um precisa. Além disso, ao iniciar um tratamento, seu cotidiano é afetado durante algum tempo, por isso, entender quais são os tipos de ortodontia e para quê cada uma serve é muito importante.

Primeiramente, é preciso saber o que é ortodontia, e nós explicamos isso para você: a ortodontia é uma especialidade odontológica que está diretamente relacionada ao estudo, prevenção e correção dos problemas relacionados a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Ela ainda cuida do crescimento e desenvolvimento da face. Previne, intercepta e endireita as más oclusões dentárias (contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca).

Existem alguns tipos de ortodontia, veja abaixo quais são eles:

ORTODONTIA PREVENTIVA

A Ortodontia preventiva visa preservar a integridade da saúde bucal, reconhecendo de forma precoce lesões na arcada dentária oriundas da cárie. Ela também atua em casos de maloclusão, ou seja, quando os dentes não se encaixam uns aos outros e estão mal posicionados na boca de tal modo que a estética facial é prejudicada.

Muitas pessoas deixam para tratar seus problemas bucais apenas quando eles se agravam. A ortodontia preventiva é perfeita para exemplificar a importância de ir ao dentista periodicamente e checar sua saúde, assim evita-se algumas situações desconfortáveis, como a utilização de aparelhos que não sejam compatíveis com o seu estilo de vida.

ORTODONTIA INTERCEPTIVA

A ortodontia interceptiva visa barrar uma situação anormal que já existe, normalmente relacionada a má posição dentofacial ainda na infância. O objetivo da Ortodontia interceptiva é alcançar uma melhoria da higiene bucal, pois dentes alinhados consequentemente são mais fáceis de higienizar e assim aumenta a eficiência mastigatória e previne danos na articulação.

ORTODONTIA CORRETIVA

A ortodontia corretiva é o procedimento clínico que permite a correção e o posicionamento dos dentes para aprimorar a saúde bucal com o uso de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, geralmente no final da dentição mista e início da dentição permanente.

Hoje em dia, tratar de problemas bucais ficou mais fácil, com a evolução tecnológica, que está cada dia mais presente em nossas vidas. Um exemplo disso, são os alinhadores Invisalign que proporcionam um tratamento discreto, confortável e simples, que além de cuidar da estética, também focam na sua saúde bucal, reposicionando e corrigindo sua arcada dentária.

Quer saber mais? Agende com um de nossos doutores clicando aqui.

1 Os resultados podem variar de acordo com cada paciente.

Imagens meramente ilustrativas, o resultados podem variar de acordo com cada paciente.

Como em todo o tratamento ortodôntico, o uso de alinhadores deve ser acompanhado por um profissional, que indicará eventuais restrições e medidas a serem adotadas para segurança e efetividade do tratamento.

Dr. Maurício Casa CRO-SP 46.484 - Align Technology do Brasil Ltda CRO-SP 502.





1 Como todo tratamento ortodôntico, a utilização de alinhadores transparentes deve ser acompanhada por um profissional, que indicará eventuais restrições e medidas a serem adotadas para a segurança e efetividade do tratamento.

DATA DO POST: 
06/08/2017
0   comentários
 
 
 
Deixe um comentário