O que é Ortodontia?

O que é Ortodontia?

O momento de realizar um tratamento dental é extremamente importante, há vários procedimentos que o englobam, e existem muitas dúvidas a respeito.

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas.

Um ortodontista é um dentista que se especializou e estuda prevenir e tratar problemas causados pelo crescimento e desenvolvimento da face, posicionamento dentário e outros problemas relacionados. Para recomendar o tratamento adequado, o ortodontista leva em conta a avaliação clínica do paciente.

Mas, o tratamento ortodôntico vai além da estética, afinal, quando se tem dentes desalinhados, fica mais difícil realizar uma higiene bucal adequada e isso pode acarretar em outros problemas, como a dor de cabeça e má postura. Sendo assim, a ortodontia também possui um papel importante na sua saúde bucal.

Eu preciso de um ortodontista?

Para determinar de vez se você precisa de um ortodontista é necessário o veredito de um dentista especializado. Isso depende de históricos dentários e médicos, exames, moldes da sua arcada dentária, radiografias, entre outros fatores para analisar. Dessa forma, será possível saber se o seu caso precisa de um tratamento ortodôntico ou não.

Entretanto, existem alguns fatores que podem ser determinantes no seu diagnóstico, e você pode perceber alguns desses problemas por conta própria, e assim, obter uma noção maior da sua necessidade de um tratamento ortodôntico. Os mais fáceis de identificar são:

  • Dentes desalinhados:também conhecidos como dentes apinhados, ocorrem pela falta de espaço na arcada dentária para acomodar todos os dentes.
  • Dentes separados:chamados de diastemas, são as falhas ou espaços existentes entre os dentes, que acabam por não preencher todo o espaço da boca.
  • Mordida cruzada:podendo ser inferior ou superior, a mordida cruzada se caracteriza por dentes superiores se projetando à frente dos inferiores ou vice-versa.

Estes são alguns dos problemas que podem levar a um tratamento ortodôntico, caso se identifique com algum deles, é importante buscar um especialista.

Como posso identificar um tratamento eficaz?

Cada situação requer um tratamento específico. Consultar um profissional é a forma mais segura de identificar uma solução eficaz. Os principais casos têm como foco movimentar os dentes, deixando-os na posição correta, retrair os músculos e alterar o crescimento da mandíbula.

O que irá determinar o tratamento mais adequado para você, é a gravidade do seu problema.

Os aparelhos mais comuns são os que usam bráquetes metálicos, seguidos dos que utilizam bráquete estético fixo (como porcelana), há também os removíveis (por vezes utilizados apenas em casos muito específicos).

Além dessas opções, existem também os alinhadores Invisalign, que trabalham com tecnologia avançada e se caracterizam por serem praticamente invisíveis e também removíveis, possibilitando um tratamento ortodôntico completo, mas discreto e sem tantas idas emergenciais ao consultório do dentista.

O desejo de muitas pessoas que precisam começar seus tratamentos ortodônticos é possuir uma opção que seja diferente das já conhecidas pelo mercado e que proporcione resultados semelhantes, mas sem abrir mão do conforto ou mesmo da aparência.

Por esse motivo, a Align Technology desenvolveu e aprimorou a série de alinhadores Invisalign, utilizando material transparente e possibilitando a remoção deles a qualquer momento. Com isso, o tratamento ortodôntico atingiu um novo nível, onde sua saúde e estética bucal se tornaram aliadas.

Para entender mais detalhes sobre o tratamento, basta encontrar um dos doutores especializados e agendar sua consulta ou consultar nosso 0800 6081023. Conquiste seu melhor sorriso já!

Imagens meramente ilustrativas, o resultados podem variar de acordo com cada paciente.

Como em todo o tratamento ortodôntico, o uso de alinhadores deve ser acompanhado por um profissional, que indicará eventuais restrições e medidas a serem adotadas para segurança e efetividade do tratamento.

Dr. Maurício Casa CRO-SP 46.484 - Align Technology do Brasil Ltda CRO-SP 502.

DATA DO POST: 
06/08/2017
0   comentários
 
 
 
Deixe um comentário