Invisalign

13 maneiras de ter dentes mais brancos

É unanimidade: quem é que não deseja sorrir para o mundo com dentes perfeitos e brancos, igualzinho nós vemos em atores de novela e celebridades em geral? Entretanto, devemos nos atentar a uma importante questão: é fundamental ter dentes brancos, mas isso deve ser consequência da manutenção diária para mantê-los saudáveis e limpos e, assim, evitar problemas diversos, como a sensibilidade dental, manchas, cáries e a criação de placa bacteriana. Se você cuidar bem dos seus dentes, pode driblar fatores genéticos e o amarelamento precoce da superfície dentária, causado por certos alimentos e bebidas, e conquistar um sorriso perfeito e muito mais branco. Foi pensando nisso que nós selecionamos algumas dicas para deixar os seus dentes perfeitos e tornar o seu sorriso ainda mais bonito e saudável:

1. Escovação:

É necessário escovar os dentes após cada refeição, por pelo menos um minuto, para evitar a formação de placa bacteriana e amarelamento dos dentes. É recomendável o uso de escovas de dente com cabeça pequena e cerdas macias, que devem ser trocadas a cada dois ou três meses. Além disso, para que você atinja os dentes perfeitos desejados, vale conferir as nossas incríveis dicas para que você consiga realizar uma escovação mais eficiente todos os dias!

2. Fio dental:

Mesmo escovando os dentes, ainda há a possibilidade de permanecerem resíduos de alimentos que a escova não consegue alcançar. Para isso, é recomendado por dentistas que se utilize o fio dental em todas as escovações. Para contribuir com uma higienização impecável e deixar os seus dentes perfeitos, reunimos algumas dicas para que você use o fio dental corretamente:
  • Corte um fio com cerca de 40 cm de comprimento;
  • Enrole uma ponta do fio dental em cada um dos seus dedos médios e deixe 10 cm de fio entre eles, aproximadamente. Esta é a parte que será utilizada para higienizar os dentes;
  • Mantenha o fio firme, entre os dedos, e utilize o polegar para fazer o fio deslizar entre os dentes, de cima a baixo;
  • O movimento deve ser feito ao redor de cada dente, também, mas com cuidado, para não forçar o fio dental entre a gengiva e, assim, ocasionar em feridas no tecido gengival;
  • Remova o fio com cuidado, seguindo o mesmo movimento utilizado para fixá-lo entre os dentes.
Viu como não há segredo para uma higienização correta para deixar os dentes perfeitos após as refeições?

3. Língua e bochechas:

A escovação não deve se resumir somente aos dentes: a língua e as bochechas podem acumular bactérias que são responsáveis pelo desenvolvimento da placa bacteriana. Para isso, escove-as sempre com a parte emborrachada de escovas de dente ou utilize escovas especializadas para língua, que podem ser encontradas em farmácias.

4. Clareamentos dentários:

Você pode também consultar o seu dentista para realizar procedimentos de clareamento clínicos, desde que não haja contraindicações. Não faça procedimentos caseiros de clareamento sem qualquer recomendação de um especialista, pois podem piorar a situação, causando desgaste dos dentes. Vale, aqui, uma ressalva: embora o conceito de dentes perfeitos passe pela brancura da arcada, não se limite aos apelos estéticos para atingir tal resultado. Foque suas atenções na saúde bucal, principalmente. Os dentes brancos são consequência desse cuidado eficiente.

5. Evite bebidas corrosivas:

Bebidas como vinho, café, sucos ácidos — como os de limão, abacaxi e laranja — e refrigerantes principalmente os de cola e limão, podem promover a erosão do esmalte do dente, deixando-o mais suscetível ao escurecimento. Entretanto, é difícil abrir mão dessas bebidas no dia a dia. Por isso, uma boa ressalva para manter os dentes brancos e, ainda assim, não dispensar um acompanhamento saboroso na hora das refeições é a realização do bochecho com água após a ingestão de uma dessas bebidas. Isso ajuda a fazer uma limpeza preliminar dos dentes.

6. Evite alimentos que podem tingir os dentes:

Alguns alimentos como beterraba, açaí, cereja, uva e molho de soja podem trazer colorações indesejáveis aos dentes, caso já haja um desgaste nos sonhados dentes perfeitos. Caso o consumo seja inevitável, faça bochechos com água após a ingestão desses alimentos para remover a concentração de substâncias que podem colorir os dentes.

7. Evite comer muitos doces:

O açúcar em excesso contribui para o crescimento da população e das atividades de bactérias na boca, que produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes, ou que podem ser responsáveis pela geração de cáries.

8. Consuma alimentos que fortalecem o esmalte dos dentes:

É recomendável o consumo balanceado de alguns alimentos que são responsáveis por fortalecer os dentes e combater a acidez bucal. Entre eles estão o os laticínios, como leite, iogurtes e queijos, e outros alimentos ricos em cálcio.

9. Trate problemas do estômago:

Problemas como azia e acidez estomacal são responsáveis por trazer resíduos do suco estomacal para a boca que, por sua vez, ajuda na erosão do esmalte dos dentes, o que pode causar escurecimento, manchas e sensibilidade nos dentes. No sinal dos primeiros sintomas, que podem incluir gosto ácido na boca depois de comer e dores constantes no estômago, consulte um médico.

10. Deixe o cigarro de lado:

O cigarro, além de trazer riscos à saúde, como o câncer de boca, pulmão e outros, é responsável também pelo amarelamento dos dentes. Isso acontece porque suas substâncias químicas ressecam a boca e inibem a proteção que a saliva fornece e por possuir nicotina, substância responsável por manchar os dentes e desgastar o esmalte. Especialistas indicam que não há quantidade segura de fumo, pois mesmo fumar socialmente já traz os mesmos prejuízos de quem fuma frequentemente.

11. Esfolie os dentes naturalmente:

Alimentos duros em geral, como frutas ou mesmo legumes crus, entre outras opções, contribuem para uma esfoliação natural dos dentes. Isso porque o atrito com os dentes faz com que a boca produza mais saliva e, assim, leve as bactérias acumuladas para longe da sua saúde bucal. Simples maneira de deixar os dentes perfeitos como você gostaria, não é mesmo?

12. Ingira mais vitamina C:

Engana-se quem credita à vitamina C somente o fortalecimento do sistema imunológico e po combate ao envelhecimento precoce da pele. A ingestão desse tipo de vitamina também é recomendável para manter as células, como um todo, unidas. Para o tecido da gengiva, que é naturalmente frágil, a vitamina C ajuda a garantir mais saúde à gengiva e aos dentes.

13. Visite o seu dentista regularmente:

É comum lembrarmos do dentista somente quando ocorre um problema, mas, para manter os dentes perfeitos, recomendamos a visita periódica ao profissional. Em média, é bom organizar-se para fazer uma visita a cada 6 meses. E quer saber os benefícios disso?

  • Você previne possíveis problemas;
  • Tem orientação profissional para manter os dentes perfeitos;
  • Realiza tratamentos direcionados aos seus objetivos e necessidades.
Não precisa de muito mais do que isso para entender o quanto é importante manter as visitas ao dentista em dia, não é mesmo? Agora que você já sabe 13 maneiras de ter dentes mais brancos, é só colocar em prática! Até a Próxima! (:
DATA DO POST: 
09/04/2015
0   comentários
 
 
 
Deixe um comentário